Notícias

Doe sangue, mesmo no frio!

Estoque precisa ser mantido em níveis seguros para atender a hospitais públicos em SP

14/08/2025

Mesmo com as temperaturas mais baixas, é fundamental que o doador compareça para doar sangue. O frio não pode ser motivo para adiar a doação, já que as necessidades dos pacientes permanecem as mesmas em qualquer época do ano.

A Fundação Pró-Sangue faz um apelo à população para que doe sangue regularmente. A instituição, responsável por abastecer cerca de 80 hospitais públicos da Região Metropolitana de São Paulo, enfrenta desafios constantes para manter os estoques em níveis seguros, especialmente em períodos de baixa temperatura.

Cada bolsa de sangue doada é essencial para a realização de cirurgias, partos, atendimentos de emergência e também para tratamentos recorrentes de pacientes com anemias, câncer e outras doenças graves. Como o sangue tem prazo de validade, a doação precisa ser frequente para garantir que os componentes estejam sempre disponíveis para quem precisa.

Podem doar pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização do responsável) e peso mínimo de 50 kg. É preciso estar alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

A Pró-Sangue conta com cinco postos de coleta, localizados em São Paulo, Osasco e Barueri, com funcionamento de segunda a sábado. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br ou nas redes sociais, no perfil @prosangue.

Posto Clínicas - perto do metrô Clínicas e Oscar Freire, no Hospital das Clínicas de SP

Posto Dante Pazzanese - perto do metrô Ana Rosa (1,5km) e do Parque do Ibirapuera, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Posto Mandaqui - zona Norte, no Hospital do Mandaqui

Posto Osasco - cidade de Osasco/SP, no Hospital Regional de Osasco

Posto Barueri - cidade de Barueri/SP, próximo à Secretaria de Saúde da cidade