Notícias

Campanhas aqueceram coleta da Pró-Sangue



A doação definitivamente não pode parar. A Pró-Sangue precisa mobilizar mensalmente cerca de 14 mil candidatos aos seus postos para poder coletar 12 mil bolsas, que é o volume de sangue necessário para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde.

Sem dúvida, uma verdadeira façanha que, sem as ações de incentivo à causa, dificilmente seria atingida. E aqui nesse cenário as campanhas de doação são decisivas. Nesses últimos meses, a Pró-Sangue contou com o apoio de algumas empresas e coletivos que ajudaram a manter as reservas em níveis satisfatórios.

Doação alvinegra - A campanha Sangue Corinthiano é um bom exemplo. Desde 2008, os organizadores da ação usam a força e a união dos torcedores alvinegros para conscientizar a população do país sobre a importância de doar sangue.

A última ação ocorreu no último sábado de setembro, no posto Clínicas. Em um único dia, os organizadores conseguiram trazer centenas de candidatos, cujas doações responderam por mais da metade da coleta do dia que, aliás, é o mais movimentado da semana.

Como novidade da última rodada, os participantes da campanha puderam fazer um agendamento prévio da sua doação por meio de um sistema informatizado, o que facilitou o atendimento dos candidatos de modo geral.

Mobilização em grupos – Outra ação digna de nota é a campanha da Potenza. Engajada em várias iniciativas voltadas ao bem-estar do cidadão, a empresa se empenha na luta pelos direitos à educação, alimentação, diversão, e saúde. E neste último item em particular, a doação de sangue é um dos grandes temas privilegiados.

Desde 2011 a Potenza engaja seus colaboradores a doar sangue na época da Semana Interna de Prevenção dos Acidentes de Trabalho – SIPAT da empresa. E a mobilização não é pequena. Através dessa ação, organiza grupos de doação, trazendo centenas de funcionários aos nossos postos de coleta.

Contribuir na construção de uma sociedade melhor é a vocação da empresa. E se depender do quesito doação de sangue, realiza direitinho a lição de casa. Só neste ano, mobilizou 386 candidatos que resultaram em 202 bolsas para manutenção do estoque da Fundação.

Trabalho de formiguinha – Ao lado das grandes campanhas, os coletivos também tiveram sua importância na manutenção dos estoques. Como destaque, temos o esforço da Ação Voluntária SP. Há anos os integrantes do grupo estão ‘cavando’ novas oportunidades para dar evidência à doação voluntária de sangue.

Para tanto, esses inveterados apoiadores da causa participam de uma série de eventos, feiras e ações comunitárias distribuindo folhetos com os pré-requisitos de doação e cartazes das campanhas institucionais da Pró-Sangue. Nessa atividade, fazem uma conscientização junto à população incentivando as pessoas a doarem sangue.

Sem dúvida, um trabalho de formiguinha realizado durante o ano inteiro e que tem como único objetivo dar visibilidade à doação de sangue para quem ainda não conhece a fundo a causa.