imprimir

Doação de Hemácias DuplasVocê sabia que existe uma doação que pode duplicar o número de vidas salvas?

Exatamente. Trata-se da doação de dois concentrados de hemácias por aférese. Por meio desse procedimento, é possível obter duas bolsas de hemácias em uma só doação. Se uma bolsa de hemácias pode salvar uma vida, esta modalidade de doação pode salvar duas!

Doação de duplo concentrado de hemácias por aférese

O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. O concentrado de hemácias, composto por glóbulos vermelhos, é essencial no atendimento de pacientes com anemias decorrentes de acidentes, doenças malignas, perdas cirúrgicas, entre outras.

A aférese é um procedimento seguro que permite a coleta seletiva de componentes do sangue, sem causar prejuízo à saúde do doador.

Como é feita a doação de duplo concentrado de hemácias por aférese?

É muito simples. Através de uma punção, o sangue é aspirado para um circuito descartável, instalado no interior de um equipamento, no qual ocorrerá a separação do sangue nos seus diversos componentes. O equipamento irá reter apenas parte das hemácias, devolvendo para o doador as células restantes, plasma, glóbulos brancos e plaquetas. Todo o processo dura cerca de 30 minutos.

Doar duplo concentrado de hemácias é seguro?

Sim, é inteiramente seguro. Não existe nenhum risco de adquirir qualquer doença infecciosa através da doação de sangue ou de duplo concentrado de hemácias. Todo o material utilizado nas doações é estéril, descartável e de uso único. Ou seja, é utilizado apenas para a sua doação. Além disso, o organismo demora cerca de um mês para repor as hemácias doadas. Contudo, de acordo com as normas de segurança para a doação de duplo concentrado de hemácias, o intervalo para uma nova doação é um pouquinho maior: 120 dias para homens, e 180 dias para mulheres. Passado esse período, você estará apto para fazer nova doação.

Quem pode doar duplo concentrado de hemácias?

Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de duplo concentrado de hemácias por aférese. A única restrição que se faz é que o doador tenha peso acima de 70 quilos e o teste de anemia, que é feito no dia da doação, apresente valores mais elevados que os aplicados para as doações regulares de sangue.

Por que doar duplo concentrado de hemácias por aférese?

Trata-se de uma boa maneira de manter os estoques de hemácias para os hospitais e pacientes que necessitam das bolsas de sangue para transfusão, oferecendo ao mesmo tempo maior eficácia. Através dessa forma de doação, é possível obter uma quantidade maior de hemácias a partir de uma única doação. Isso se torna bem útil, principalmente quando há necessidade de sangue fator RH negativo, que apresenta menor prevalência na população brasileira.

Através desse tipo de doação, você estará suprindo as necessidades transfusionais de forma mais pontual com o máximo aproveitamento do seu tempo, ou seja, em uma única visita à Pró-Sangue sua doação vale por duas.

Informações

Se você desejar mais informações sobre o assunto ou quiser agendar uma doação de hemácias duplas por aférese, ligue para 4573-7500 ramal 7621 ou envie um e-mail para doadores.especiais@prosangue.sp.gov.br.

Última atualização: 23/03/2017 08:25

  • O+

  • A+

  • AB+

  • B+

  • O-

  • A-

  • AB-

  • B-

Legenda:

Estável

Alerta

Crítico

Desde sua criação,
a Pró-Sangue já coletou

0 0 4
6 2 5
3 6 1

bolsas de sangue